domingo, 2 de março de 2008

Mundo de Lixo!

A Revista Isto é da semana passada está muito interessante! Muitoss pontos podem nos ajudar a refletir!!



Começando pelas capa, ou melhor capas . Você repararam?

Fora a capa normal da revista víamos na contracapa uma falsa capa, ou melhor um material publicitário que simulava uma capa e na sequencia uma matéria ( publicitária) que simulava um fórum entre donas de casa (reais ou modelos?) . De qualquer forma as declarações no fórum não são reais na medida que estava destacado que o material é publicitário.

Pergunta: este material corresponde a uma propaganda enganosa? Você sabiam que pesquisas recentes ( Ethos/ Akatu) sobre o comportamento do consumidor mostrou que o que o consumidor mais rejeita em uma empresa e faz com que ele fale mal dessa empresa é a propaganda enganosa? Mas será que a população tem clareza do que é uma propaganda enganosa?



Outro destaque que faz refletir é a matéria sobre o lixo no Pacífico. O oceanógrafo americano Charles Moore encontrou algo trágico: um gigantesco depósito de lixo em pleno mar. “Fiquei impressionado, de repente estava no meio daquilo. Para onde eu olhava, via lixo”, diz ele. O ativista ecológico Marcus Eriksen, relata a impressão que teve quando viu pela primeira vez a imensa lixeira: "Parece uma ilha de lixo plástico sobre a qual se pode andar. É uma sopa de plástico, uma coisa sem fim que ocupa uma área que pode corresponder a até duas vezes o tamanho dos EUA."
De acordo com o Programa Ambiental da ONU, detritos de plástico constituem 90% de todo o lixo flutuante nos oceanos. Estima-se que 46 mil peças de plástico provoquem anualmente a morte de mais de um milhão de aves e de outros 100 mil mamíferos marinhos. Seringas, isqueiros e escovas já foram encontrados no estômago desses animais depois de mortos.
A gravidade do problema soou como um alarme aos ouvidos de especialistas de todo o mundo. O oceanógrafo David Karl, da Universidade do Havaí, pretende coordenar uma expedição para estudar o problema ainda este ano, pois acredita que esse lixo no Pacífico já formou um novo habitat marinho. Tão cedo, porém, essa situação não será resolvida. A área, conhecida como "giro Pacífico norte", é um local onde o oceano é calmo devido aos poucos ventos e aos sistemas de pressão extremamente altos.
Os pesquisadores contabilizam que um quinto dos resíduos foi jogado de navios ou plataformas petrolíferas, e inclui itens como bolas de futebol, caiaques, sacolas plásticas e restos de naufrágios. O restante veio da terra. No mar, esse lixo flutuante acabou se agrupando por influência das correntes marítimas.
http://www.terra.com.br/istoe/edicoes/1997/artigo71923-1.htm

VOCÊS VIRAM - EXISTEM MUITOS LIXOS NESTE VASTO MUNDO E TODOS PODEM NOS AJUDAR A REFLETIR!
E AGIR!

Nenhum comentário:

Postar um comentário